O que diz a ANVISA sobre exames radiográficos em atendimento odontológico urgente?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) possui normas e regulamentações quanto aos exames radiográficos em atendimento odontológico urgente, no que diz respeito à biossegurança, para preservar a saúde de nossos pacientes. Ela dispõe de notas técnicas e recomendações para evitar infecções e contaminações no ambiente clínico. 

Dentre essas recomendações está a nota técnica nº4/2020, que tem como objetivo tentar reduzir riscos a todas as pessoas envolvidas nesse tipo de atendimento. Ela fornece orientações e medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas em caso de atendimento odontológico urgente.

Com mais de 70 páginas, a nota técnica inclui recomendações para atendimento odontológico urgente em consultórios clínicos e também em ambientes hospitalares.*

Para saber como proceder em atendimentos odontológicos urgentes, antes é preciso identificá-los.

O que é um atendimento odontológico urgente ou emergencial?

Emergenciais

Sangramentos não controlados; celulites ou infecções bacterianas difusas, com aumento de volume (edema) de localização intraoral ou extraoral; e potencial risco de comprometimento da via aérea do paciente; traumatismo envolvendo os ossos da face, com potencial comprometimento da via aérea do paciente.

Urgentes

Dor odontogênica aguda (pulpite); pericoronarite; alveolite; abscessos dentários ou periodontais; fratura dentária que resulta em dor ou trauma de tecidos moles bucais; necessidade de tratamento odontológico prévio a procedimento médico crítico (como é o caso do câncer de cabeça e pescoço); biópsias; ajustes de órteses e próteses que estejam causando dor, comprometendo a função mastigatória; finalização de tratamento ou troca de medicação intracanal; remoção de lesões de cárie extensas ou restaurações que estejam causando dor; dentre outras possibilidades.

Como proceder com exames radiográficos em um atendimento odontológico urgente?

Reconhecendo os atendimentos odontológicos que podem ser considerados urgentes, veja a seguir algumas recomendações:

  • Reforce a limpeza de superfícies, principalmente as mais tocadas como bancadas, armários, torneiras e cadeiras.
  • Higienize as mãos com frequência, com água e sabonete líquido ou uma preparação alcoólica a 70%. 
  • Use sempre os EPIs (gorro, óculos de proteção, máscara N95/PFF2 ou equivalente, protetor facial, avental impermeável e luvas de procedimento). Jamais negligencie o uso dos EPIs, eles mantém você e seu paciente em segurança.

Com uma série de recomendações importantes para garantir a segurança de todos os envolvidos, a nota, ainda no anexo 4, dispõe de novos protocolos para a tomada de radiografias em ambiente clínico ou hospitalar, confira na íntegra:

Prefira radiografias extraorais, como raio-X panorâmico ou tomografia computadorizada (com feixe cônico) ao raio-X intraoral para a redução do estímulo à salivação e tosse.*

Talvez agora você esteja se questionando: tratando de atendimento odontológico urgente, como obter imagens de alta qualidade e precisão através das radiografias panorâmicas?

Não é impossível e nós vamos te explicar como! Leia agora mesmo nosso e-book sobre o assunto.

Leia agora mesmo nosso e-book e saiba como obter diagnósticos precisos e eficientes através de radiografias panorâmicas!.

*A nota técnica foi criada após a pandemia de coronavírus, sugerindo apenas atendimentos de urgência nesse período. Você pode conferir a nota completa aqui link

Compartilhar:

Endereço:

Rua Aureliano Guimarães, 172 – Conjunto 1010 Vila Andrade | 05727-160 | São Paulo – SP | Brasil

Telefones:

+55 11 2365-7154
+55 11 2365-7167
+55 11 97359-7802
+55 11 2189-0774 (Suporte Técnico)

 

E-mail:

venda@vatechbrasil.com.br

Todos os direitos reservados a Vatech Brasil.