Por que a Radiologia é tão importante para os diagnósticos odontológicos?

Entenda a importância da Radiologia para o diagnóstico odontológico, bem como a sua importância em diversas especialidades!

A Radiologia é uma especialidade, cujas ferramentas permitem otimizar o diagnóstico na Odontologia. Embora o exame radiográfico seja considerado um exame complementar e não substitua o exame clínico em nenhuma circunstância, muitas vezes é ele que direciona o tratamento.

Como surgiram os raios X?

Os raios X foram descobertos na Bavária, em 8 de novembro de 1895, por Wilhelm Roentgen. Esse tipo de radiação é produzido quando elétrons em alta velocidade, provenientes de um filamento aquecido, chocam-se com o alvo (ânodo) produzindo radiação.

Desde o seu surgimento em 1895, diversos estudos e pesquisas tornaram possível a utilização desta radiação em equipamentos. Hoje, os exames radiográficos são de fácil obtenção e acesso para boa parte da população.

Quais os exames radiográficos mais utilizados em Odontologia?

Os exames mais comuns são a radiografia panorâmica, que permite a visualização concomitante de maxila e mandíbula, e as radiografias periapicais, permitindo a visualização do ápice do dente e cáries interproximais, por exemplo. No entanto, com o avanço da tecnologia e o fluxo digital, imagens 3D têm se tornado cada vez mais importantes, como é o caso da tomografia computadorizada.

Qual a relevância da Radiografia como diagnóstico nas diversas áreas da Odontologia?

A Radiografia é essencial na prática odontológica. Em áreas como Cirurgia, Ortodontia, Implantodontia, Endodontia e Periodontia, o exame radiográfico é imprescindível. Por meio dela o profissional pode observar imagens sugestivas de lesões, fraturas ósseas, supranumerários, dentes impactados e muito mais, sendo ferramenta indispensável no planejamento do tratamento.

Na Endodontia, a radiografia é essencial para diagnóstico, mesmo durante o tratamento, sendo necessária para determinar o limite de trabalho, por exemplo. Na Implantodontia, entre os muitos benefícios, permite a colocação dos implantes em posição ideal, o que garante a longevidade do tratamento e um pós-operatório mais confortável. A cirurgia guiada é um exemplo disso, uma vez que com ela torna-se possível realizar técnicas menos invasivas, através de um planejamento fundamentado na imagem 3D.

Antes de iniciar um tratamento ortodôntico, é exigido ao paciente fazer a Documentação Ortodôntica, que compreende radiografias e exames diversos, necessários ao tratamento.

Além disso, os exames radiográficos são essenciais quando se trata de prontuário odontológico. Eles garantem respaldo ao profissional em possíveis solicitações jurídicas feitas pelo paciente.

Ou seja, a qualidade das imagens e a nitidez destas são essenciais, tanto para realizar o diagnóstico e tratamento quanto para armazená-las e garantir que possam ser guardadas a longo prazo com segurança, física ou digitalmente.

A Radiologia é uma especialidade importante, cujos exames auxiliam no diagnóstico odontológico. Os equipamentos para aquisição de imagens são cada vez mais modernos e sofisticados, como é o caso dos equipamentos Vatech, que possuem tecnologias exclusivas, possibilitando a aquisição de imagens 2D muito mais nítidas, com isso, o diagnóstico se torna muito mais preciso e eficiente.

No entanto, os princípios da radiologia são os mesmos que os descobertos em 1895, sendo a base para a produção das diversas tecnologias e equipamentos aplicados nesta área.

Criamos um e-book exclusivo, nele você poderá acompanhar toda a evolução da radiologia até os diais atuais, conhecendo também o pioneirismo Vatech nesta área!

Compartilhar:

Endereço:

Rua Aureliano Guimarães, 172 – Conjunto 1010 Vila Andrade | 05727-160 | São Paulo – SP | Brasil

Telefones:

+55 11 2365-7154
+55 11 2365-7167
+55 11 97359-7802
+55 11 2189-0774 (Suporte Técnico)

 

E-mail:

venda@vatechbrasil.com.br

Todos os direitos reservados a Vatech Brasil.