Radiografia Periapical Digital: tecnologia em prol de diagnósticos mais rápidos e precisos

Utilizar a tecnologia a seu favor é de suma importância para realizar diagnósticos acurados e tratamentos eficientes.

Como alternativa à tradicional radiologia odontológica, a radiografia digital surgiu em 1987, trazendo consigo diversas vantagens, como mais agilidade no processamento do exame, maior precisão nos resultados, mais praticidade para armazenar arquivos — que passaram a ser digitais — e eliminação do uso de filmes radiográficos, resultando em menos custos. Além disso, a radiografia digital proporciona mais segurança ao paciente e ao profissional com a redução de incidência de radiação, já que os sensores digitais são mais sensíveis e demandam uma quantidade menor de raios.

Acompanhando a evolução tecnológica, a radiografia periapical digital permite a obtenção de imagens digitais, de modo a possibilitar uma visualização mais efetiva das raízes dos dentes e estruturas adjacentes. Considerada o mais completo exame do grupo de radiografias periapicais, contendo 14 radiografias, é indicada para diagnósticos que envolvem raízes e ossos alveolares, trauma oclusal, cistos, cárie dentária, avaliação de perda óssea, problemas em coroas, tratamentos de canal, entre outras condições.

Confira as vantagens da radiografia periapical digital:

1. Maior facilidade nos processos de aquisição, armazenamento e compartilhamento de imagens;
2. Edição de imagens (contraste, brilho etc.) para uma melhor visualização;
3. Não exige preparação prévia do paciente;
4. Pode ser realizada no próprio consultório, durante a consulta;
5. Não apresenta contraindicação para mulheres grávidas. Entretanto, os devidos cuidados devem ser tomados, como a utilização do avental de chumbo;
6. É indolor;
7. Proporciona rápida execução —  dura de 1 a 5 minutos, sob condições normais.

Além disso, a radiografia periapical digital permite o uso de filtros de realce no diagnóstico. Mais uma opção para aprimorar a nitidez na visualização, resultando em imagens mais acuradas em casos específicos, como lesões de cárie.

Outro ponto importante é que a radiografia periapical pode ser considerada um “exame sustentável”. Isso porque contribui para a preservação do meio ambiente, já que dispensa, por exemplo, o uso de películas de raios-X feitas de acetato, cuja decomposição pode levar mais de 100 anos.

Vale ressaltar que a prata presente nas películas é nociva à saúde, podendo causar problemas neurológicos, motores e até mesmo renais, quando acumulada em grande quantidade no organismo. Ainda em se tratando de películas de raios-X convencionais, o processo de revelação demanda o uso de substâncias como sulfato de sódio, tiossulfato de amônio, carbonato e bissulfito de sódio e hidroquinona.

Assim, optar pela radiografia periapical digital traz inúmeros benefícios para profissionais, pacientes e o meio ambiente, pois contribui com as boas práticas de biossegurança, o conforto do paciente e a excelência profissional do dentista.

Aliando tecnologia e sustentabilidade, a Vatech lança seu mais novo equipamento: o EzRay Air. Projetado para facilitar a rotina dos profissionais de odontologia e agilizar exames radiográficos, o EzRay Air proporciona experiência única em usabilidade, qualidade de imagem e produtividade. Mais uma inovação da Vatech para tornar sua rotina ágil e simplificada.

Compartilhar:

Endereço:

Rua Aureliano Guimarães, 172 – Conjunto 1010 Vila Andrade | 05727-160 | São Paulo – SP | Brasil

Telefone:

+55 11 2365-7154

+55 11 2365-7167

 
E-mail:

venda@vatechbrasil.com.br

Todos os direitos reservados a Vatech Brasil.