Como o marketing de experiência te ajuda a se destacar na Odontologia?

O Marketing de experiência te permite não somente conquistar, mas também fidelizar clientes e mantê-los a longo prazo. Continue lendo para saber mais.

Focado na experiência do usuário, as estratégias de marketing de experiência vão muito além da propaganda, seja ela virtual ou física. Isso porque a experiência do usuário é entendida de forma ampla e complexa, além de permear várias etapas da decisão de compra, muito antes do pagamento ou da venda em si.

O que isso significa?

Quando pensamos na experiência do usuário é preciso compreender o que o leva a fechar um negócio, desde a maneira como ele encontra o seu produto ou serviço, passando pelo ambiente onde a venda é realizada, o ato da compra em si e também o pós-venda.

A experiência é entendida como algo sensorial e, claro, varia de pessoa para pessoa, mas ela pode ultrapassar o campo da subjetividade. Investindo em um bom atendimento, uma recepção e comunicação próximas, um ambiente acolhedor e confortável, tecnologias que facilitem a vida e o dia a dia dos seus clientes, você pode tornar a experiência muito mais agradável.

Um cliente ou paciente quando tem uma experiência positiva com determinados produtos, serviços e atendimentos, não apenas se torna um cliente fiel, como também passa a recomendar a experiência de forma espontânea para mais pessoas e assim o seu negócio tende a crescer e ter mais visibilidade e destaque. 

Marketing de experiência na Odontologia? Como aplicar?

Engana-se quem acredita que a experiência do paciente que busca atendimento odontológico fica restrita ao atendimento clínico em si.

Na Odontologia, o marketing de experiência pode atuar de diversas maneiras, a principal delas provavelmente é o atendimento em si, desde a marcação de consulta (seja ela online, por telefone ou presencial), passando pela recepção do paciente no consultório, o ambiente em que ele espera pelo atendimento, o atendimento, e o pós (uma prescrição medicamentosa, uma recomendação pós-cirúrgica, o ato de entrar em contato para explicar sobre o retorno). 

Todos esses fatores estão interligados e, juntos, podem proporcionar uma experiência importante para o paciente.

Ainda assim, o marketing de experiência na Odontologia também não está restrito somente ao consultório odontológico, ele também se aplica a outros espaços físicos, como clínicas radiológicas, por exemplo. E, nestes casos, também permeia todas as etapas do atendimento, desde a marcação dos exames, a recepção do usuário, a sala de espera, o exame em si e a agilidade na entrega dos resultados.

Comunicação é essencial!

É possível perceber que a forma como nos comunicamos com os pacientes ou clientes em potencial é determinante para o marketing de experiência. Afinal, através de um primeiro contato se pode mensurar como serão os próximos e pode ser um fator decisivo na escolha do melhor consultório ou da melhor clínica para o seu paciente.

Portanto, vale a pena investir em uma boa comunicação, que seja rápida, assertiva e eficiente. Treinar a sua equipe para que todos estejam alinhados para um bom atendimento e se atentar à experiência completa do cliente no dia a dia.

Quer entender, na prática, como aplicar o marketing de experiência na sua rotina odontológica? Acesse nosso e-book exclusivo sobre o assunto, entrevistamos dois profissionais da área que aplicam essas estratégias e obtêm excelentes resultados!

 

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