Nanotecnologia: saiba o que há por trás dessa tecnologia inovadora!

Entenda o que é a nanotecnologia, quem foi seu precursor, onde podemos utilizá-la e o que esperar dela para o futuro. Continue lendo…

A Nanotecnologia é o entendimento e controle da matéria em nanoescala, ou seja, em escala atômica e molecular.

Seu precursor foi o físico Richard Feynman, que participou do projeto que criou a bomba atômica na 2ª Guerra Mundial.

Pioneiro na área de computação quântica e estudos sobre o controle e manipulação da matéria em escala atômica, Feynman nasceu em 1918, em Nova York. Foi ele quem introduziu o conceito de nanotecnologia em conjunto com os seus trabalhos na área de física teórica, no entanto, ainda não utilizava o prefixo “nano”.

Em 1965, ele recebeu o prêmio Nobel de Física por sua pesquisa a respeito da transformação de um fóton em um elétron e um pósitron, assim como a descoberta de um método revolucionário de medir as mudanças nas cargas e na massa na eletrodinâmica quântica.
Mas o que é a nanotecnologia?

Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas como medicina, eletrônica, ciências, ciência da computação e engenharia dos materiais. Seu princípio fundamental é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos, em nanoescala.
A nanotecnologia trabalha com objetos entre 1 e 100 nanômetros, realmente muito pequenos. Para se ter uma ideia, em 1 metro há 1 bilhão de nanômetros, a espessura de uma folha de jornal tem cerca de 100.000 nanômetros, já o DNA humano tem apenas 2,5 nanômetros de diâmetro.

Por que a nanotecnologia existe?

É através dela que podemos desenvolver materiais e componentes melhores. Isso porque a matéria se comporta de maneira diferente em escala métrica e em nanoescala.

Quando falamos em nanotecnologia, os materiais podem se tornar mais fortes ou ganhar propriedades como condução de calor e eletricidade, entre outros.

Além disso, os materiais também podem se tornar mais duráveis e é por isso que a nanotecnologia é tão estudada e vem sendo incorporada em diversas áreas e setores atualmente.

Onde podemos utilizar nanotecnologia?

Ela é empregada para modernizar e melhorar a tecnologia já existente, através do desenvolvimento de soluções eficientes, no tratamento de doenças, em tecnologia da informação, meio ambiente etc.

As nanopartículas podem ser também utilizadas para acelerar reações químicas, o que gera uma economia e reduz a quantidade de poluentes lançada na atmosfera.

Os Displays OLED, presente em televisões modernas e smartphones, que possuem imagens mais nítidas e brilhantes, além de um consumo reduzido de energia, foram criados com a ajuda da nanotecnologia.

No setor de construção, ela permite a criação de produtos mais resistentes e duráveis em transporte e infraestrutura.
Na medicina, os medicamentos que surgem a partir da nanotecnologia e nanopartículas são utilizadas no desenvolvimento de tratamentos para o câncer, por exemplo.

O que esperar para o futuro?

Os avanços conquistados através dessa tecnologia são inúmeros e, a longo prazo, a previsão é de que a nanotecnologia continue se aperfeiçoando e trazendo inúmeros benefícios para nossa rotina, através de materiais mais duráveis e eficientes, bem como medicamentos mais modernos e muito mais!

Como vimos, a nanotecnologia possui inúmeros benefícios e aplicações. Mas você sabe como ela pode ser empregada na Odontologia e, principalmente, nos diagnósticos por imagem?

Para responder essa questão, nós preparamos um e-book exclusivo sobre o assunto.

 

Compartilhar:

Endereço:

Rua Aureliano Guimarães, 172 – Conjunto 1010 Vila Andrade | 05727-160 | São Paulo – SP | Brasil

Telefones:

+55 11 2365-7154
+55 11 2365-7167
+55 11 97359-7802
+55 11 2189-0774 (Suporte Técnico)

 

E-mail:

venda@vatechbrasil.com.br

Todos os direitos reservados a Vatech Brasil.