O marketing de experiência é uma estratégia que tem como principal objetivo trabalhar a relevância de um negócio perante seus clientes.
Isso acontece através da percepção que o cliente tem não somente do ato de comprar o produto ou serviço em si, mas de toda a experiência envolvida, desde o primeiro atendimento até o pós-venda.
Com o marketing de experiência, as empresas buscam não apenas aumentar suas vendas, mas sim fidelizar seus clientes. É fazer com que o indivíduo faça questão de ser cliente daquela empresa e, inclusive, a recomende.
E como funciona este método?
O marketing de experiência trabalha com emoções, é basicamente sobre utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los.
O ato de comprar gera estímulos no nosso cérebro e percepções acerca de determinada empresa. As emoções que são geradas ficam atreladas à experiência da compra, fazendo com que o indivíduo tenha a vontade de repeti-la ou não.
Como aplicar esta ferramenta na sua rotina?
Para começar a aplicar o marketing de experiência no seu empreendimento é preciso, primeiro, entender quem é a persona do seu negócio.
Basicamente, a persona é um cliente fictício, mas a verdade é que o conceito vai muito além de um público-alvo.
Enquanto o público-alvo oferece uma ideia geral de quem são seus clientes, a persona exige um estudo aprofundado de quais são os gostos, necessidades, objetivos, aspirações, além de idade, gênero e até mesmo salário.
Entendendo quem é a persona do seu negócio você passa a entender as preferências que ela tem, quais conteúdos ela deseja consumir e de que forma, quais são as suas dúvidas e como fazer o atendimento fluir melhor.
Depois de conhecer a fundo a sua persona, é importante compreender como ela toma a decisão de compra e quais ações (sejam elas de marketing, de vendas, de pós-venda etc.) fazem com que ela escolha a sua empresa ao invés de outra qualquer e se torne um cliente fiel.
Marketing de experiência na Odontologia
Pode parecer distante o conceito de marketing de experiência em uma área tão tradicional como a Odontologia. No entanto, essa ferramenta está disponível para ser aplicada e reformulada dentro dos mais diversos setores com estratégias específicas para cada fim.
Na Odontologia, a experiência do paciente é extremamente valiosa, o que faz com que ele não somente se torne um cliente fiel e volte a sua clínica, mas também passe a indicar o profissional para familiares e amigos.
A estratégia do marketing, nestes casos, não se dá apenas pela divulgação dos serviços, mas sim com um conjunto de elementos que elevem a percepção de valor do cliente sobre sua empresa.
A experiência do paciente, na Odontologia, tem início desde o agendamento da consulta (se foi ágil, eficiente ou não), passando pela recepção da sua clínica, uma equipe treinada, com atendimento humanizado e individualizado, até o que acontece depois do atendimento, como perguntar ao paciente como ele se sente após a consulta, além de ficar à disposição para quaisquer dúvidas.
Quer entender mais sobre o marketing de experiência e como aplicar em sua rotina diária? Disponibilizamos um e-book inédito sobre o assunto, com a experiência de profissionais da área que já aplicam essas estratégias em seu dia a dia.