Uso da TCFC em pacientes infantis

Sabemos o quanto a imagem tomográfica, obtida a partir do equipamento de feixe cônico, representa um dos avanços mais significativos na Radiologia Maxilofacial desde a surgimento da radiografia panorâmica.

Inclusive, abordamos sobre o assunto no e-book ABC da Tomografia II — Intermediário, que você pode baixar gratuitamente.

Como forma complementar ao e-book, vamos abordar, neste conteúdo, o uso da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) em pacientes infantis.

Tomamos como referência o estudo Indicação de tomografia computadorizada de feixe cônico para pacientes infantis*, feito por pesquisadores da Universidade Brasil. Boa leitura!

TCFC, uma introdução

A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico é uma das formas de diagnóstico que possibilitam a avaliação tridimensional de uma estrutura.

Trata-se de um método de diagnóstico inovador, sendo a TCFC adequada para quase todas as áreas da Odontologia, incluindo a Odontopediatria.

A TCFC permite:

  • analisar e descrever processos patológicos;
  • visualizar dentes impactados;
  • avaliar seios da face;
  • diagnosticar traumas;
  • mostrar a composição óssea da articulação temporomandibular.

Chamada também de tomografia computadorizada volumétrica, equipara-se ao desenvolvimento de um tomógrafo de baixo custo, sendo recomendada para áreas da cabeça e do pescoço.

Ao possibilitar a reprodução de imagens em 3D, a TCFC traz uma série de benefícios, como:

  • melhor qualidade na visualização dos tecidos orofaciais;
  • mínima distorção possível;
  • menor dose de radiação em comparação à TC convencional;
  • maior precisão no diagnóstico da localização e extensão de lesões.

 

TCFC na Odontopediatria

A TCFC oferece dados relevantes para o sucesso do tratamento odontológico pediátrico. Logo, tem grande valor no diagnóstico complementar e possibilita a aplicação de técnicas menos invasivas ao tratar a criança ou o adolescente.​​

Com o uso de TCFC em pacientes infantis, é possível observar alterações precoces no desenvolvimento de anormalidades (erupções, patologias, traumas e cáries), avaliar os seios da face e diagnosticar traumas.

Benefícios da tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada representa algumas vantagens importantes em relação à radiografia convencional. São elas:

  • informação tridimensional é apresentada na forma de uma sequência de cortes finos da estrutura interna na parte estudada;

Uma vez que o feixe de raios é estritamente colimado para este corte em particular, as informações obtidas não serão sobrepostas pela estrutura anatômica sobreposta, nem serão degradadas pela radiação secundária e difusa do tecido fora de corte em estudo (SILVA, CARVALHO e GROMATZKY, 2021).

  • mais sensível ao distinguir os tipos de tecidos;​​
  • facilidade de manusear e regular depois ter sido concluída a varredura da tomada.

Aplicações da TCFC​​

A TCFC tem sido utilizada em diferentes tipos de diagnóstico. Ela permite, por exemplo, verificar a relação entre o germe dentário permanente e os elementos dentais decíduos, além de detectar a presença da impactação de elementos dentais.

Abaixo, mostramos outras situações em que a tomografia computadorizada de feixe cônico é utilizada. Acompanhe!

Planejamento ortodôntico​​

Em alguns casos, a TCFC auxilia na elaboração da terapêutica ortodôntica.

Reabsorções radiculares​​

É empregada com resultados satisfatórios no diagnóstico de reabsorções radiculares de dentes permanentes.

Dentes impactados

Serve como exame complementar de diagnóstico para elaborar um plano de tratamento de caninos impactados.

Trauma dentário

Para dentes não tratados endodonticamente, a TCFC garante precisões diagnósticas bastante altas paras fraturas radiculares.

Estados patológicos

A TCFC é indicada, ainda, para o diagnóstico de determinadas condições patológicas, tais como:

  • auxílio no diagnóstico de implicações endodônticas;
  • processo de reconhecimento patológico, permitindo sua reconstrução em três tamanhos e ajudando o cirurgião-dentista a traçar um plano de tratamento;
  • detecção do conteúdo do espaço patológico como lesões císticas, sangue e tumores antes mesmo de realizar uma cirurgia invasiva;
  • identificação de perfuração cortical ou invasão de tecidos moles adjacentes e pode registrar linfonodos regionais no caso de estadiamento de tumor maligno;
  • auxílio na localização de cistos odontogênicos e corpos estranhos;
  • ajuda na identificação de reabsorções radiculares relacionadas, em dentes antagonistas, mesmo sendo localizadas pela vestibular e pela lingual.

 

Além disso, para cavidades ósseas periapicais preparadas mecanicamente ou quimicamente, a TCFC pode oferecer uma maior precisão diagnóstica em comparação com os exames de raios-X tradicionais.​​

Síndromes

Relativas a alterações nos dentes, ossos e morfologia. A tomografia computadorizada é especialmente útil para monitorar exceções craniofaciais.

Fenda orofacial

Crianças com lábio leporino sofrem exposição vitalícia à radiação e precisam de inspeção mais meticulosa.

Nesse caso, a TCFC pode ser empregada para:

  • plano de cirurgia;
  • monitoração do desenvolvimento de dentição adjacente;
  • acompanhamento da cicatrização após o enxerto ósseo;
  • verificação de fissuras residuais após enxerto.

 

As imagens tridimensionais aumentam a previsibilidade, além de diminuírem o tempo e os custos envolvidos no procedimento odontológico.

Como vimos, a TCFC em pacientes infantis é um método de diagnóstico bastante eficaz, sendo recomendada para diversos casos clínicos. Por esse motivo, cabe ao dentista buscar conhecimento teórico e prático para analisar resultados com precisão e definir um diagnóstico acertado.

*Referência:

SILVA, Karla Ferreira da. CARVALHO, Marcus Vinícius Sales Arrais de. GROMATZKY, Paulo Roberto. Indicação de tomografia computadorizada de feixe cônico para pacientes infantis. Universidade Brasil, 2021 (acesso: https://eacademica.org/eacademica/article/view/45/45 em 02/12/2021)  

Compartilhar:

Endereço:

Rua Aureliano Guimarães, 172 – Conjunto 1010 Vila Andrade | 05727-160 | São Paulo – SP | Brasil

Telefone:

+55 11 2365-7154

+55 11 2365-7167

 
E-mail:

venda@vatechbrasil.com.br

Todos os direitos reservados a Vatech Brasil.